Quem somos?

"Somos 24 e constituímos a turma 9 do 6º ano da Escola EB 2, 3 D. Francisco Manuel de Melo na Amadora no ano lectivo 2008/2009. Divertidos, faladores mas sobretudo neste ano pioneiros. Pioneiros? Sim, porque fomos os primeiros na escola a ter um blog na net. Continue a sua descoberta sobre a nossa turma."
Texto redigido pelos alunos na aula de Língua Portuguesa com a Professora Olívia

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

JOGO MATEMÁTICO -Zéfiro Explorador

Alunos da Universidade de Coimbra criaram um jogo matemático original, que desafia à resolução de enigmas e obstáculos ao conhecimento e se destina especialmente a alunos do 2º ciclo, escreve a Lusa.
O «Zéfiro Explorador» nasceu a partir do projecto «ciência nos hospitais», financiado pelo programa Ciência Viva, que, nos últimos dois anos, permitiu a crianças internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra «aprender a brincar», com o apoio de alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
É uma mistura de «Jogo da Glória e Trivial Pursuit», podendo ser usado por crianças dos oito aos 15 anos, embora, a sua utilização plena se destine mais a alunos do 2º ciclo. Este jogo, além do aspecto lúdico, pode ter a vantagem de ser usado em contexto escolar e o objectivo é que seja usado pelas crianças sem acompanhamento de adultos», disse o matemático Adérito Araújo, coordenador do projecto.
«Estamos em fase de protótipo, o objectivo é que o jogo venha a ser comercializado a preços acessíveis», acrescentou, sublinhando que a comercialização dependerá dos patrocínios angariados.
«Jogos onde haja desafios de matemática não conheço muitos»
O Zéfiro é um jovem muito curioso que nunca recusa um desafio e, ao encontrar um antigo mapa, inicia uma longa aventura para explorar os mundos matemáticos: geometria, astronomia, aritmética, fracções, pesos e medidas.
Numa centena de cartas, o jogo contém cerca de 600 perguntas, curiosidades e desafios que exigem raciocínio matemático, com diferentes graus de dificuldade. Engloba ainda um tabuleiro, que simboliza um mapa, seis peões e um dado, e é armazenado num tubo.
«Jogos onde haja desafios de matemática não conheço muitos. Este, tanto pode ser usado como um jogo da Glória, de avançar ou recuar, como um trivial, se a opção for responder aos desafios matemáticos», afirmou.
O jogo será avaliado ao longo deste ano lectivo em contexto escolar, na escola Cesário Verde, em Lisboa, e em contexto hospitalar, no Hospital Pediátrico de Coimbra. Terá o seu primeiro grande teste no próximo dia 18, no arranque de mais uma edição das actividades matemáticas da FCTUC, dirigidas a crianças a partir dos sete anos