Quem somos?

"Somos 24 e constituímos a turma 9 do 6º ano da Escola EB 2, 3 D. Francisco Manuel de Melo na Amadora no ano lectivo 2008/2009. Divertidos, faladores mas sobretudo neste ano pioneiros. Pioneiros? Sim, porque fomos os primeiros na escola a ter um blog na net. Continue a sua descoberta sobre a nossa turma."
Texto redigido pelos alunos na aula de Língua Portuguesa com a Professora Olívia

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Visita de Estudo



No dia 25 de Março a turma do 6ºano da turma 9 foi a uma visita de estudo ao Jardim Tropical de Lisboa com a turma do 6ºano da turma 6. Nesta visita fomos com a professora Diana Nogueira e com o professor Miguel Bulha.
Quando chegamos ao Jardim, as turmas foram divididas, deram-nos um papel com actividades sobre o que iríamos ver e depois tinhamos que entregar à professora de Ciências.
Eu vou vos contar um pouco desta visita:
Nós vimos várias coisas com por exemplo animais: borboletas, abelhas, gafanhotos, libelinhas, cisnes, pavões, patos, …

Vimos árvores como por exemplo: o chorão, as palmeiras, etc.
Nós páramos para lanchar e depois do lanche fomos ver mais um pouco do jardim, vimos um lago com patos. Depois fomos para um sítio com relva, fizemos uns jogos muito giros e divertidos.
No final da visita voltámos para a escola.

Esta visita foi muito gira e interessante.

Beatriz

A Voz - Um Espectáculo

Extraordinário o que se consegue fazer com a voz.

Dia Mundial da Voz - 16 de Abril


Este dia tem como objectivo a sensibilização para a importância da voz, suas alterações e os cuidados a ter, para manter uma voz saudável.


O que é a Voz?

Desde sempre, que o homem sente necessidade de comunicar, sendo a voz um dos veículos de transmissão da mensagem, de forma a expormos as nossas ideias com clareza e eficácia. Também constitui um instrumento, relevante na socialização (como factor de estabelecimento das relações), estimulando reacções de interesse, de alegria, permitindo desenvolver afectividade. Pode-se considerar a voz, como o resultado da expressão corporal, dependente do bem estar físico e psíquico do indivíduo.

A voz, deve possuir um conjunto de características (intensidade, altura, duração e ritmo), permitindo um uso adequado e sua percepção agradável aos outros. Quando estas características, se alteram, instala-se um desvio, ou seja, deixa de ser aceite como “normal” se não estiver adequada ao sexo, à idade ou ao contexto sócio-cultural.


O que prejudica a Voz?

- Tabaco
- Álcool
- Cafeína (existente no café, chá e coca-cola)
- Poluição
- Diferenças de Temperatura
- Mudanças de estações do ano
- Bebidas quentes ou geladas
- Stress
- Mau uso e Abuso vocal