Quem somos?

"Somos 24 e constituímos a turma 9 do 6º ano da Escola EB 2, 3 D. Francisco Manuel de Melo na Amadora no ano lectivo 2008/2009. Divertidos, faladores mas sobretudo neste ano pioneiros. Pioneiros? Sim, porque fomos os primeiros na escola a ter um blog na net. Continue a sua descoberta sobre a nossa turma."
Texto redigido pelos alunos na aula de Língua Portuguesa com a Professora Olívia

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Nutrição e Alimentação


No dia 18 de Novembro de 2008 esteve na nossa escola uma psicóloga que se chamava Graça Santos, que nos veio falar sobre a nutrição e alimentação.
Estivemos a fazer um exercício muito engraçado, que era cada um de nós incluindo os professores, tinha de dizer uma palavra que nos caracterizasse e também dizer o nosso nome e depois tínhamos de nos desenhar da maneira que nós achamos que somos. Depois de acabarmos os desenhos a psicóloga mando-nos escrever o que não gostamos e o que gostamos em nós. Também nos perguntou o que são transtornos alimentares e nós respondemos que eram pessoas que não gostam de comer e que acham que não têm boa aparência e como não querem comer, têm uma doença chamada anorexia. Mas como essas pessoas não comem, porque quando se olham no espelho acham-se gordas, e enquanto na realidade estão muito magras. Também falamos de uma outra doença que é a bulimia, que é um pouco parecida com a anorexia. Uma pessoa que sofre de bulimia ela não acha que está gorda, ela acha que está magra e come bastante, depois achasse pesada e provoca os seus próprios vómitos para deitar tudo para fora.
Falamos também, de outra doença a obesidade que são
pessoas que comem demasiado incluindo doces e gulodices e nunca fazem exercício físico e por não fazerem exercício a gordura acumula se nas artérias e nas veias.
A psicóloga também nos perguntou quando é que nós sentíamos vontade de comer, sem ter fome.
No final deu-nos alguns cartões e estivemos a ler o que lá estava escrito e a dizer qual era a doença que caracterizava o que tínhamos lido. E depois disso tudo, estivemos a ver umas fotografias de pessoas que sofrem das doenças faladas.


Adilcia

Site da APIS-Associação de Prevenção e Intervenção Social:
www.a-pis.org




Façam os vossos comentários sobre esta sessão e identifiquem as imagens.

Registo da Avaliação Intercalar

Recordo os Encarregados de Educação que não estiveram presentes na reunião com o Director de Turma que este tem disponível para consulta e entrega, no horário de atendimento DT/Enc. de Ed., o registo da Avaliação Intercalar.