Quem somos?

"Somos 24 e constituímos a turma 9 do 6º ano da Escola EB 2, 3 D. Francisco Manuel de Melo na Amadora no ano lectivo 2008/2009. Divertidos, faladores mas sobretudo neste ano pioneiros. Pioneiros? Sim, porque fomos os primeiros na escola a ter um blog na net. Continue a sua descoberta sobre a nossa turma."
Texto redigido pelos alunos na aula de Língua Portuguesa com a Professora Olívia

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bullying



"O que é o Bullying?
De que maneira os alunos se envolvem com Bullying?
Quais são as consequências do Bullying sobre o ambiente escolar?
E quanto às testemunhas?

O que é Bullying?
O termo “Bullying” compreende todas as formas de atitudes agressivas e repetidas, que ocorrem muitas vezes, adoptadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor, aflição e tristeza. Portanto, os actos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
A palavra “Bullying” é Inglesas e em português significa “valentão”.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de “Bullying” possíveis, as palavras a seguir apresentadas, relacionam algumas acções que podem estar presentes:
- Ofender Gozar Humilhar Fazer Sofrer Excluir -
- Isolar Ignorar Intimidar Perseguir Aterrorizar -
- Dominar Agredir Chutar Empurrar Ferir Roubar -
'
De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying?
Os autores recebem o sacramento do(s) indivíduo(s) que têm pouca empatia. Várias vezes pertencem a famílias destroçadas, nas quais há pouco relacionamento afectivo entre os seus membros. Os seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para seleccionar conflitos, o comportamento agressivo ou negativo. Admite-se que os que praticam o “Bullying” têm grandes problemas de se tornarem adultos com maus comportamentos anti-sociais ou até violentos, podendo vir a adoptar atitudes delinquentes ou criminosas.


Quais são as consequências do Bullying sobre o ambiente escolar?
Quando não há acto de intervir contra o “Bullying”, o ambiente escolar torna-se totalmente afectado. Todas as crianças, sem excepção, são afectadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de aflição e medo. Alguns alunos, que testemunham as situações de “Bullying”, quando percebem que o comportamento agressivo não trás nenhuma consequência a quem o pratica, poderão achar por bem adoptá-lo.

E quanto às testemunhas?
As testemunhas também se vêm afectadas por esse ambiente de tenção, tornando-se inseguras e têm medo de que possam vir a tornar-se as próximas vitimas .

O Bullying tem sido constantemente feito nas escolas, pelos alunos que a frequentam.
Deixem de o fazer:

CONTRIBUAM PARA UM MUNDO MELHOR!"

Beatriz
Vanessa


Façam os vossos comentários sobre este tema.
ass