Quem somos?

"Somos 24 e constituímos a turma 9 do 6º ano da Escola EB 2, 3 D. Francisco Manuel de Melo na Amadora no ano lectivo 2008/2009. Divertidos, faladores mas sobretudo neste ano pioneiros. Pioneiros? Sim, porque fomos os primeiros na escola a ter um blog na net. Continue a sua descoberta sobre a nossa turma."
Texto redigido pelos alunos na aula de Língua Portuguesa com a Professora Olívia

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Reino Unido paga para os professores aprenderem matemática no Verão

Por Andreia Sanches
09.07.2008
O pedido foi feito pelo próprio primeiro-ministro britânico Gordon Brown. O que fazer para melhorar a relação das crianças da nação com a Matemática? Um especialista, Peter Williams, da Universidade de Leicester, apresentou um relatório onde diz que os professores do ensino primário devem ter mais formação.

Na semana passada, o Governo anunciou que nos próximos três anos vai investir 24 milhões de libras (mais de 30,3 milhões de euros) na formação dos professores primários. Em cada escola do 1.º ciclo terá que existir um “especialista” – um docente que, ao longo de três anos consecutivos, deverá passar uma semana do seu Verão numa universidade a frequentar um curso especial de formação em Matemática. Por cada semana de curso, os professores receberão mil libras, cerca de 1260 euros. Mas os incentivos para prosseguir estudos poderão ser muito maiores. O programa de formação tem início em 2009, deverá ser aplicado ao longo dos próximos dez anos e chegar a 13 mil professores. Edward Balls, o governante com a pasta da Educação, reiterou na semana passada a sua vontade de transformar a Matemática “na disciplina mais excitante de se ensinar e aprender”. O relatório de Williams diz que as crianças devem começar desde cedo a fazer cálculos mentais nas salas de aula e que em casa os pais também devem fomentar o gosto pela disciplina – valendo-se, por exemplo, de jogos e até receitas de cozinha. “O Reino Unido continua a ser uma das poucas nações avançadas onde é socialmente aceitável proclamar a inabilidade para lidar com a Matemática. É urgente alterar isto”. Balls estabeleceu uma meta: em 2020 pelo menos 90 por cento dos alunos britânicos deverão estar em condições de alcançar o nível que se espera deles (em 2007 foram 77 por cento e em 1998 apenas 59 por cento).

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